Na minha infância não fui capaz de assistir vários animes interessantes por ter que ir pra escola, ou por passar no mesmo horário do jornal ou por não conhecer mesmo. Rurouni Kenshin é um desses! Mas não fiquei tão triste em não ter assistido, já que a emissora Globo cortou várias cenas e episódios. Hoje graças a internet pude assistir em sua íntegra.
Se eu estou postando sobre esse anime é para aqueles que ainda não o conhecem, ou que conheciam mas não se interessaram, assistirem. Não irei descrever a história em detalhes e nem curiosidades, já que existe a Wikipédia e outros fansubers por ai. Irei criticar e tentar passar as impressões que foram me dada ao longo dos episódios.
A Série – 95 Episódios [download]
A série segue o padrão de “história sem fim”, não estou do falando do filme “A história sem fim”. É aquele padrão de história onde não existe um grande objetivo ou vilão, são várias sagas tendo cada uma um inimigo especial que não influencia em nada no próximo que vai vir, um ciclo sem fim de inimigos até que um dia acaba. Talvez o objetivo era a mocinha(Kaoro) ficar com o mocinho(Kenshin), mas algo muito fácil de conseguir comparado aos inimigos que enfrentaram. No final não rola nem um beijinho entre os dois. Descrevendo um pouco o Kenshin ele é o clássico herói super poderoso, bondoso, carismático com um passado obscuro.A história tem bastante comédia, aventura, lutas e bastante conteúdo histórico do Japão no início da era Meiji. Quem gosta de história japonesa vai adorar esse anime!
No começo da série Kenshin, mocinho da série, conhece os outros personagens(Sanosuke, Yahiko e muito outros) em encrencas ou até lutando com algum deles. Depois segue uma série de episódios com algum inimigo e mostrando quanto o Kenshin é forte. Finalmente aparece um antagonista a altura de Kenshin: Aoshi. Ótima saga e com um desfecho muito bom.
Depois da saga de Aoshi fica tudo muito chato, segue dezenas de episódios do tipo: “Kenshin salva o dia novamente”. Sim… fillers! =/ Quase desisti de assistir, mas ainda bem que não parei! Após esses infinitos fillers vem um vilão terrível: Shishio! Melhor saga do anime, se tivesse acabado aqui seria perfeito.
Mas infelizmente não, tentaram continuar. Após essa saga tem alguns episódios fillers básico e enfim vem a saga do espadachim cristão Shogo. Apesar de desnecessária a saga foi boa, fica pra mim em terceiro lugar. As outras três posteriores: Kaishuu Katsu , Cavaleiros Negros e Feng Shui são totalmente dispensáveis.
No último episódio mostra um dia de uma rotina de paz, onde todos estão felizes. O espectador fica ansioso pensando que finalmente o casal ficará junto, mas nada acontece só uma pequena insinuação de que viveram juntos pra sempre. Série boa, divertida, instrutiva, emocionante, com momentos “porre” e um desfecho decepcionante.
OVA Tsuioku-Hen – 4 Episódios[download]
Enquanto a série havia um clima de anime juvenil o OVA possui cenas de violência explicitas, clima sério e momentos dramáticos colocando-o na categoria de desenhos pra adultos.Animação é incrível com traços bem realista e vai além, pois as lutas não possuem mais seus nomes de golpes sendo gritados e nem fazem crateras no chão, tornando as lutas bem próximas da realidade.
A história é sobre o passado obscuro de Kenshin como assassino e sobre sua primeira amada Tomoe. Com um roteiro bem definido e com uma narrativa excelente descobrimos o porque que Kenshin deixou de ser um assassino e passou a viver uma vida de expiação de seus pecados.
Só posso dizer que esse foi um dos melhores animes que já passaram sobre a face da terra, tornando-o obrigatório para aqueles que gostam um mínimo de anime.
OVA Seisou-Hen [download]
Esse OVA vem contar o final da vida de Kenshin junto a Kaoru com a mesma a qualidade do OVA anterior.Até a metade do OVA é uma compilação dos acontecimentos mais importantes da série animada na visão da Kaoru, por isso que para aqueles que não assistiram a série pode parecer meio confuso a narrativa. Enquanto a segunda metade conta fatos que ocorreram após a série animada até os últimos dias de Kenshin.
Com um final dramático encerra-se a jornada do andarilho que buscava redenção pelos seus pecados em uma animação de excelente qualidade.