Salve sua espécie de virar alimento!
Comentarei aqui um pouco sobre a série Oddworld, que é um grande épico dos games que nasceu em 1997. Joguei pela primeira vez, Abe’s Oddysee, primeiro jogo dessa série no meu vendido Playstation 1. Só me lembro que era: divertido, difícil e engraçado! Infelizmente não terminei o jogo nessa época. Depois de 14 anos resolvi comprar no Steam e finalmente consegui cumprir a missão de terminar esse jogo e sua continuação direta: Abe’s Exoddus!
Abe’s Oddysee
História
Você controla Abe, um mudokon que trabalha como faxineiro em uma grande empresa “RuptureFarms”, que seu principal negócio é “fabricar carnes”. Os executivos e gerentes da empresa são da raça Glukkons. Em um dia de sorte, Abe decide espiar uma reunião dos executivos e descobre que as outras espécimes estão vendendo pouco e para aumentar o lucro deverão fabricar carne de mudokons! Desesperado ele começa a fugir e agora, a sua missão, é ajudar os outros membros da sua raça a escapar.
A história é a clássica do “bom selvagem”, onde os mudokons e outros seres escravizados não civilizados são do bem e os empresários e seus capangas(da raça Sligs) são do mal. Há bastante analogias ao mundo real, por exemplo, os Glukkons que são os empresários maus, não possuem mãos, associando os empresário não sabem fazer nada por si só, tendo sempre que mandar os outros. Sem contar as inúmeras placas e atitudes dos personagens satirizando algumas regras de condutas nas empresas.
O jogo
O jogo é em plataforma 2D mas com alguns elementos em 3D. Os comandos são simples e trouxe a inovação de você poder se comunicar com outros mudokons em tempo real através de comandos que acionam a voz do personagem. Por exemplo, você aperta a tecla “1”, Abe diz “Hello”, se houver outro mudokon próximo ele responde e assim abrindo possibilidades para outros diálogos. Outro poder interessante é poder controlar a mente do adversário, podendo assim usar ele para matar outros ou até mesmo fazer ele se matar.
Como todo bom jogo de plataforma 2D, você terá que correr, pular em plataformas íngremes e desviar de obstáculos. Ainda terá que resolver puzzles difíceis! Mas difícil mesmo, necessitando de ótimas sacadas, muita habilidade e paciência.
Abe’s Exoddus
História
Esse jogo começa exatamente após o término do Abe’s Oddysee, após um curto período de celebração, Abe acaba tendo uma visão onde os mudokons estão sendo escravizados para extrair os ossos de seus antepassados para o produto novo dos Glukkons. Esse produto é o Soulstorm Brewery, que mais tarde Abe acaba descobrindo que, além dos ossos, o produto também é feito das lágrimas dos mudokons.
O jogo
O jogo mantém a mesma jogabilidade e recursos do jogo antigo mas com melhorias nos recursos de conversa e agora você pode salvar a qualquer momento. O jogo abre o leque de possibilidades de interação com outros mudokons, pois além dos convencionais, existem aqueles que estão deprimidos, zangados, sob efeito do gás do riso, doentes e cegos. Existe também mais inimigos para controlar a mente, podendo dessa vez, até controlar um Glukkon !
Conclusão
Um jogo extremamente bem feito e divertido, possui um nível de dificuldade acima da média podendo assustar os jogadores mais casuais. Existem outros jogos da série como Munch’s Oddysee e Stranger’s Wrath, por não serem mais plataforma não me animou muito em jogar Para aqueles que não gostam de gráficos antigos, versões em HD para PS3 e Xbox serão lançadas (http://ps3.ign.com/articles/114/1146925p1.html).