twitter
    Find out what I'm doing, Follow Me :)

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Configurando roteador Wireless PACIFIC NETWORK PN-RT54G

Oi galera, obrigado pelos comentários e elogios pelo tutorial. Mas infelizmente não tenho mais esse roteador então não vou conseguir responder dúvidas pontuais. Sempre confiram o manual do seu roteador, conversem com amigos que conheçam um pouco de rede ou contate o seu vendedor. Abraços! Boa configuração. :D

Na verdade essas orientações servem pra qualquer roteador, mas em um roteador diferente você pode acabar ficando perdido.

Primeiro passo ligar os cabos! Mas como fazer isso? Segue:

  • Atrás tem a entrada pra fonte, e mais 5 portas. 
  • Quatro delas estão numeradas de 1-4 e a outra está escrito WAN. 
  • Na porta escrita WAN você deve ligar o cabo de rede do modem, aquele que normalmente iria para o seu computador. 
  • Você precisará de outro cabo de rede para ligar o seu computador nas portas com números, pode ser qualquer uma. Seu micro agora está conectado na rede (deveria né XD).
  • Importante! O número de portas e a descrição delas pode variar de roteador para roteador, confira o manual.

Bem, o próximo passo agora é se conectar ao seu roteador para fazer configurações. Como fazer isso? Simples:

  • Abra qualquer browser e digite na barra de endereço: http://192.168.1.1/
  • Aparecerá um prompt pedindo usuário e senha, para ambos : admin . 
  • Clique em “ok” e pronto, você está na tela de admin.
  • Importante! O endereço que você vai digitar no seu browser pode variar de roteador para roteador. O meu novo roteador por exemplo é http://192.168.0.1/. Consultem o manual do seu roteador!
  • Importante! A senha pode mudar de roteador para roteador também, consultem o manual!
  • Importante! Se o seu roteador é de segunda mão, pode ser que o último dono mudou as senhas e as configurações de endereço dele, converse o vendedor ou faça o reset de fábrica. Para fazer o reset, consulte o manual! :D

roteador01
No menu a esquerda há um item escrito Quick Setup, clique nele e você estará no wizard de configuração rápida.
  • Na primeira tela ele explica que esse wizard irá configurar coisas básicas no seu roteador… grande coisa. Clique em next.
  • Na segunda tela você tem que escolher o tipo da sua conexão WAN, no meu caso como uso Speedy escolho a primeira opção: PPPoE. Clique em next.
  • Na terceira tela, você deve colocar o sua conta do provedor e a sua senha do provedor. Por exemplo, no meu caso é a UOL, entao coloco meu endereço de e-mail e a senha. Clique em next.
  • Na quarta tela tem algumas configurações básicas, como por exemplo o ID da sua conexão, você pode trocala por outro nome qualquer pra quem for conectar via wireless reconhece-la.
  • Na quinta e última tela, terá uma mensagem dizendo que esta te conectando na internet. Só clicar em finish e tudo está pronto.
  • roteador02
Tudo pronto? Nada, esse é o tutorial que vêm no seu manual desse roteador, desse jeito que está seu roteador qualquer vizinho pode entrar na sua rede wireless e usufruir a internet sem pagar nada. Vamos deixa-la mais segura! Siga esses passos:
  • A no menu a esquerda clique em Wireless, em seguida você estará em Wireless Settings.
  • Marque a caixa Enable Wireless Security.
  • Em Security Type escolha: WPA-PSK/WPA2-PSK
  • O resto pode deixar automático.
  • PSK Passphrase, digite a frase de segurança pra entrar na sua rede.
  • Clique em save.
  • Se quiser um pouco mais de segurança, você pode permitir apenas alguns MAC Address adentrar em sua rede.
  • Clique em MAC Filtering
  • Clique na opção Deny the stations… Isso valerá que somente as estações com os MAC identificados abaixo terão acesso, a opcão acima irá bloquear os MAC identificados abaixo.
  • Adicione o MAC Address da sua placa de rede. Para descobrir seu Mac address vai em Iniciar –> Executar, digite cmd e aperte enter. La digite ipconfig /all ,  pronto! Ai está seu MAC Addres, mas olhe o endereço físico da conexão sem fio.
  • Adicionado, clique em Enabled. Agora suas configuraçoes de seguranças estão valendo.
roteador03
Espero que esse tutorial ajude a melhorar a segurança de suas redes sem fios caseiras sem compartilhar com pessoas indesejadas. XD

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Habilidade em 3d&t (parte 4 de 4)

Tendo em vista essas 3 análises de combate e vimos que um personagem com habilidade 5 leva uma vantagem superior contra um personagem super forte e lerdo. O personagem equilibrado consegue representar um perigo maior contra o super habilidoso, obrigando-o a usar todo o seu poder para derrotá-lo. O personagem super forte e lerdo ficou em desvantagem contra os dois oponentes. Isso significa que esse sistema é injusto? Afinal de contas eles foram criados com a mesma quantidade de pontos, portanto devem ter o mesmo poder de combate. A resposta é... NÃO!
No manual 3d&t alpha está escrito na página 1d+13, “Isso nem sempre é verdade — mas, quanto mais pontos são usados para se fazer um personagem, mais poderoso ele será”. Podemos ter dois personagens com a mesma quantidade de pontos e nstreet_fighterão ser equivalentes em poder, pois o personagem pode gastar pontos em perícias ou vantagens que não ajudam diretamente na batalha. Além de que no manual na página 1d+23 diz que habilidade é “A mais importante das características — não recomendamos que nenhum personagem jogador tenha menos de 2 pontos nela.”, ou seja, nosso personagem fortão com H1 é pra ser um péssimo lutador mesmo, pois habilidade representa seu treinamento em combate. Com habilidade 1 o personagem representa um típico Ogro matador de urso do que super lutadores de artes marciais treinados para o combate épico. Para deixar nosso Zangief competitivo que tal uma habilidade 2? Com certeza daria muito mais problemas para os seus oponentes.
Mas o personagem equilibrado? Ainda está em desvantagem contra o super habilidoso, mesmo tendo FA e FD em média maiores do que ele. Sim, mas perceba que não coloquei nenhuma desvantagem para ganhar mais pontos e fazer uma combinação melhor do que a combinação H5 + Ataque Especial + Ataque Múltiplo. Que tal adicionar no equilibrado as vantagens Pontos de Vida Extra e Energia Extra assim derrotara o rapidinho pelo cansaço, ou se não trocar os pontos em força por poder de fogo e comprar vantagens Aceleração e tiro Teleguiado para o ataque especial, o que adiantará a chutadora não poder alcançar o cara que se move em dobro e ataca de longe. Que tal, se o mestre permitir, comprar a vantagem Armadura Extra contra o tipo de dano que o habilidoso desfere, praticamente irá anular o dano dele. Portanto, se for jogar uma aventura do tipo Street Fighter, Mortal Kombat, The King of Fighters, não tenha medo de usar o 3D&T! Não existe um jeito de um personagem se tornar invencível, sempre terá combinações de vantagens e atributos que o derrotarão! Igual Pokémon, se você tem um Pokémon de fogo vai vir alguém com Pokémon de água!
Além de todos esses argumentos existe o fator contexto da história em que os personagens estão jogando e que RPG ainda é um jogo de sorte. Imagine os personagens em um torneio em que eles estão nas oitavas de finais e as lutas serão seguidas, será que seria uma boa idéia o personagem super habilidoso gastar muita energia no primeiro combate para derrotar seu oponente em um único turno sastreetfighter_ii_victory bendo que haverá mais 3 lutas? Para dar os seus golpes, esquivar e defender você ainda deve rolar dados, mesmo que em média o personagem mais habilidoso tenha mais chances contra o ogro, mas justo naquele torneio pra decidir o mais forte do mundo a esquiva falhou, o ogro tirou critico e a defesa saiu mínimia...
Mas habilidade ainda assim é muito vantajosa, vale muito mais a pena, pois me beneficia com poder de combate e ajuda nos testes de perícia. Não se esqueça que mesmo com habilidade alta você não consegue fazer testes difíceis se não houver a perícia, teste médios tem redutor de H-3! Não vale a pena ter H3, se especializar em uma perícia, podendo fazer coisas fáceis sem teste, tarefas média podendo tirar de 1 a 4, tarefa difícil 1 ao invés de ter H5 e para toda tarefa fácil ter fazer um teste e tirar 1-4, tarefa média 1-2 e tarefas difíceis impossíveis?
Para concluir, imagine essa situação: O grupo de pessoas super habilidosas H5 e pouco poder nas demais características (não sobrou muito pontos hehe) entraram em uma dungeon, e depois de vasculhar e de matar vários ogros lerdos encontram uma grande aposento de um poderoso Lich que acabara de levantar de seu sono! Eles percebem que enfrentar Lich é perigoso demais. Decidem fugir, porém o local por onde entraram há agora uma enorme rocha tampando a passagem, infelizmente ninguém tem força pra tirar a rocha do lugar. Um dos membros do grupo olha pra cima, percebe que há uma abertura e que com um tiro de uma flecha, machadinha ou qualquer outra coisa amarrada a uma corda poderia dar a chance para eles fugirem, mas infelizmente nenhum deles tem um Poder de Fogo elevado para ter tal alcance. Depois de pensarem um pouco no que iriam fazer, o Lich bravo com os intrusos lança uma magia sono em todos eles, infelizmente ninguém tem uma Resistência boa o suficiente e todos acabam dormindo, o Lich zangado vai dormir também. Um dos capangas Ogro do Lich tira a pedra da entrada e entra na sala (uau não tem mais pedra! Uma chance de escapar!), percebe que aqueles são os super heróis que invadiram o covil. Faminto, prepara pra atacar os heróis super habilidosos indefesos, infelizmente nenhum deles tem Armadura e quanto menos Pontos de Vida suficiente pra sobreviver aos ataques covardes do Ogro. O Ogro mata um por um, faz seu banquete e ganha a moral sobre os outros Ogros por ter vencido os heróis. FIM! Lembre-se, mesmo que você ainda não esteja convencido que habilidade não é super “apelona”, RPG é um jogo onde os jogadores devem formar uma equipe!
dgsfg

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Placa Encore ENLWI-G PCI ou adaptador WIRELESS – NÃO COMPREM!

Uma bela noite de domingo vêem uma enorme tempestade e põe o fim na minha internet: meu modem e hub queimaram. Que situação terrível, sem internet! Sabia muito bem que até a telecômica enviar outro iria ser uma tortura. Decidi dar uma chance a operadora e depois de 2 semanas e só chegou quando decidimos cancelar de vez o serviço. Engraçado não?
No mesmo dia do modem chegou o meu roteador/switch wireless da PACIFIC Network (PN_WR542G) que veio substituir meu antigo hub. Nada há reclamar da loja que eu comprei, Kabum, o roteador tem o custo benefício muito bom. O único problema desses roteadores é que eles vêm com um manual te ensinando entrar no wizard bem básico, deixando assim sua rede wireless insegura. Pra deixa-lá segura necessita de alguns conhecimentos de rede, pesquisas e “fuçamento”, outro dia posto como configurei o meu.
Continuando a história, tendo o modem e o roteador em casa, configurei o roteamento e todos micros acessaram a internet. Todos, menos o meu.
frustrado
Infeliz  e desesperado corri até a loja mais próxima de informática  e comprei a tal placa da Encore, seguidamente veio mais decepções.
  • Não reconheceu automaticamente no Windows 7, no cd não veio driver para o tal sistema.
  • Achei um driver compatível com o Windows 7 entretanto ainda não conseguia se conectar na internet.
  • Instalei no Windows XP e a internet funciona, porém a cada 10 minutos a placa perde o sinal e é necessário reiniciar o micro.
Pesquisando no google sobre essa placa e há inúmeros poENLWI-Gsts em fóruns de pessoas tendo problemas, o pior é que na maioria dos casas essas   pessoas ficaram sem solução. Pesquisei sobre o adaptador usb e as mesmas insatisfações.
Na loja, infelizmente, não havia outra marca de placa wireless e nem de adaptador. Troquei por outra mercadoria e comprei um adaptador D-Link, que mesmo tendo alguns inconvenientes está funcionando muito bem aqui.
Antes de comprarem qualquer coisa, mesmo se estiverem na urgência, dêem uma pesquisada antes! Podem acabar tendo uma frustração ainda maior. Feito uma pesquisa e por experiência própria vai algumas recomendações de marcas boas pra adaptador ou placa de rede wireless: D-Link, TP-Link ou Linksys

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Habilidade em 3d&t (parte 3 de 4)

Zangief vs Ryu
Iniciativa: Mesmo caso Ryu vs Chun Li, Ryu tem 2 pontos a mais de habilidade portanto a chances dele ganhar são maiores.
Primeira rodada:
Ryu desfere seu ataque especial pode causar em média 7 pontos de dano. Zangief em revanche tenta imobilizar Ryu que tem grandes chances de escapar. Pois ele pode tentar esquivar (33% de chance), falhando Ryu ainda tem que vencer a FA de Zangief com sua FD que em média é a mesma que a de Zangief(mas Zangief ainda pode combinar com um ataque especial para ajudar vencer a defesa de Ryu), se acaso perder ainda há o teste de Resistência para evitar(33% de chance), falhando Ryu estara imobilizado esperando o ataque arrasador de seu inimigo.
Segunda rodada:
Ryu imobilizado nada fará, caso livre golpeara com outro ataque especial. Zangief atacara Ryu imobilizado com seu ataque especial e a FD de Ryu cai para 3, porém Ryu sobrevivera pois a média da FA de Zangief é 12, porém deixara Ryu gravemente ferido com apenas 1 Pv em média (ao contrário de Chun Li que teria mais chances em média de ser derrotada).  Caso Ryu esteja livre Zangief tentara outra imobilização.
Terceira rodada
Ryu imobilizado nada fará, caso livre golpeara com outro ataque especial. Se Ryu escapou ileso dos ultimos 2 ataques então Zangief deve estar recebendo seu último ataque agora. Zangief tendo Ryu imobilizado desfere o seu ataque deixando Ryu perto de ser derrotado, caso Ryu livre ele tentará imobilizá-lo novamente somente se ainda não foi imobilizado, caso contrário provavelmente ele conseguirá derrubar Ryu com mais um ataque especial se acertá-lo média dará o ultimo dano necessário para derrubar Ryu.
Conclusão
Essa batalha se mostrou mais duradoura, pois teremos uma resposta do vitorioso em média na terceira rodada. Ryu, entretanto leva vantagem durante o combate, pois pode esquivar dos golpes de Zangief, sua defesa é tão boa quantos ataques que recebe e mesmo que Zangief consiga desferir seu poderoso ataque, Ryu sobrevivera em média.