twitter
    Find out what I'm doing, Follow Me :)

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Suikoden 5

929668_69696_front

Se existe uma pessoa mais suspeita para falar sobre Suikoden, essa pessoa sou eu! Sou tão fã dessa série que fui capaz de jogar Suikoden IV, que é o pior jogo da série, com um sorriso no rosto.

Se você nunca ouviu falar de Suikoden vai uma breve introdução: Suikoden é uma série de RPG 2D que nasceu no Playstation na mesma época do Final Fantasy VII  um RPG 3D, talvez seja por isso que não fez tanto sucesso. Mas mesmo apresentando gráficos tão simples possuía um enredo magnífico e 108 personagens recrutáveis! Isso mesmo 108! Mas calma, nem todos são combatentes, existem também estrategistas, comerciantes, informantes e etc..

SuikodenV

Esses 108 personagens são baseados em uma história asiática que falava das 108 estrelas do destino, cada personagem representa e uma estrela que possui uma habilidade única.

"As 108 estrelas do destino são pessoas capazes de mudar o destino do mundo, cada um regido por uma estrela que influencia sua personalidade, são dotados de um poder extraordinário, o poder de influenciar o destino do mundo, separados são fortes, unidos são invencíveis."

Essas pessoas são tão importantes que somente recrutanto todas que você é capaz de ver o verdadeiro final do jogo, então para ajudar você conseguir todas na primeira vez que você jogar recomendo seguir o guia do site Suikosource, simplesmete um dos melhores sites que já vi sobre a série Suikoden.

Além das estrelas do destino outro assunto importante da série são as runas. Cada runa possui um poder mágico específico de acordo com seu nome (Runa do Fogo, Runa do Vento, Runa do Poder, Runa do Escudo, Runa da Espada do Fogo e etc..) e podem ser inseridas em três parte do corpo de uma pessoa: cabeça, mão esquerda e mão direta. Dentre essas runas existem aquelas que são as Verdadeiras, essas runas verdadeiras surgiram na criação do mundo.

No começo havia a “escuridão”.
Então, a escuridão derramou uma “lágrima”.
Desta “lágrima”, os irmãos Espada e Escudo nasceram.
Escudo clamou que poderia defender qualquer ataque.
Espada clamou que poderia cortar qualquer coisa.
Os irmãos começaram uma batalha legendária.
No final, Espada e Escudo se racharam.
Espada se tornou o céu, Escudo se tornou a terra, e as faíscas da batalha se tornaram as estrelas.
E as jóias, elas caíram no chão e se tornaram as Runas Verdadeiras
As runas de onde todas as outras runas nasceram.

SuikodenVwallpaper1

Agora você já sabe sobre as runas e as estrelas do destino, o que você precisa saber mais? GUERRA!! Toda as histórias do Suikoden sempre estão relacionadas a guerra, o protagonista  acaba se tornando o líder da oposição de algum país. Em todos o Suikodens você também tem um castelo e esse castelo se aprimora conforme você vai recrutando as estrelas do destino. Enfim, essas guerras sempre possui pelo menos duas Verdadeiras Runas envolvidas e o principal acaba tomando posse de uma e enfrentando a encarnação da outra.

Agora você sabe tudo sobre o background do Suikoden de maneira geral e agora vamos falar especificamente 5. No Suikoden 5 sendo o último da plataforma Playstation 2 oferece um aprimoramento e uma junção elementos bons de todos os outros Suikodens se tornando praticamente um dos melhores da série.

Você controla o príncipe de Falena voltando de uma expedição a uma cidade Lordlake, essa cidade recebeu a punição da Verdadeira Runa do Sol da Rainha e por isso a dois anos a cidade se tornou um deserto onde água e comida são escassas. Partir daí você começa conhecer sua família, o quão perigosa pode ser a Runa do Sol e as outras casas de nobres que querem assumir o poder. A história possui bastante reviravoltas, surpresas, esclarecimentos e ligações com todos os outros Suikodens(coisa muito legal, pois todos os Suikodens se conectam de alguma forma).

suikoden

O gameplay é o clássico RGP japonês, onde você só precisa do direcional e apertar um botão. O sistema de batalha é por turnos e pode controlar até 6 personagens e mais 4 que ficam no aguardo se caso você quiser trocar durante a batalha, você pode trocar a formação estratégica da equipe que acaba lhe fornecendo bônus e/ou penalidades algum atributo. Existe também o sistema de duelo, onde você deve escolher entre Atacar, Defender ou Especial de acordo com a fala do oponente, uma espécie de jokenpo (Atacar > Defender, Defender > Especial, Especial > Atacar). O jogo também oferece um sistema de guerra que lembra muito Warcraft ou Age of Empires. Existem as unidades terrestres (Infantaria, Arquearia, Cavalaria) , as marítimas (Navio de Combate, Arquearia e Aríete) e as unidades que são terrestres e marítimas (Beavers e DragonHorse). Nesse sistema usa o esquema jokenpo(Infantaria > Arquearia, Arquearia > Cavalaria, Cavalaria > Infantaria, Navio de Combate > Aríete, Aríete > Arquearia, Arquearia > Navio de Combate).

A trilha sonora é outro ponto forte do jogo, músicas com melodia muito bonita que ficam gravadas fáceis na memórias. Uma coisa interessante é que tem algumas músicas dos jogos antigos da série trazendo bastante nostalgia!

Enfim, um ótimo RPG com história linear mas que há escolhas que pode te  levar a um final diferente no meio do jogo,  um ótimo e variado sistema de batalha, o clássico World Map  e personagens carismáticos e cheio de personalidade únicas. Recomendo, diversão por muitas horas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário