twitter
    Find out what I'm doing, Follow Me :)

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Deus Ex

deus_ex

Quando se fala em RPG de tiro em primeira pessoa a galera de hoje já pensa no Fallout 3, alguns  ainda pensam que ele foi o pioneiro do gênero e que revolucionou tudo. Errado amigos, há 10 anos atrás nascia um jogo de RPG/FPS criada pela Eidos(Tomb Raider) e que até hoje ainda é considerado um dos melhores do gênero. Mas um jogo de 10 anos atrás? Porque estou falando dele? Simplesmente porque só o  descobri a esses dias graças a uma grande amiga da faculdade.

A história

O jogo se passa no futuro, andróides, robôs e nanotecnologia são coisas de certa forma comum. Menos nanotecnologia, ainda não está tão evoluída assim mas existe e seu personagem é feito com ela. Você controla JC Denton e junto com seu irmão vocês trabalham para UNATCO(organização anti terrorista) e estão combatendo os terroristas da NSF. A partir desse ponto a história começa desenrolar, muitas reviravoltas e bastante referências das conspirações conhecidas, como por exemplo: Os Illuminati, Os Templários e etc.  Não posso contar mais nada se não serei um grande estraga prazer para aqueles que se interessaram, só te garanto: a história é magnífica, te prende do começo ao fim.

O jogo

O jogo possui todos elementos comuns de um FPS (o Leonardo passa mal com esses tipos de jogos, fique longe! XD) e com adição de elementos de RPG. Os elementos de RPG inseridos são as skills e os “argumentations”.

O sistema de skill é parecido com o sistema de experiência convencional, quando você atinge um certo número de pontos você pode comprar um rank novo para uma habilidade. Essas habilidade vão desde usar armas, desarmar, hackear até coisas mais simples como nadar.

Os “argumentations” são peças que você pode colocar em partes do seu corpo para o seu personagem ter poderes e habilidades maiores. Mas cada parte do corpo só pode ter algumas partes, sendo você obrigado optar por uma ou por outra, assim o personagem de cada jogador acaba sendo único.

Como em um RPG comum nem sempre seu personagem estará em combate, vai ter momentos que você vai ter que andar pelas ruas coletando informações para saber o próximo passo. A liberdade é tão grande que é assustador, se você quiser pode sair por ai matando todo mundo: pode(estilo GTA). Podendo matar até crianças. :O Quer ver como é? Da uma olhada:

Se você assistiu o vídeo, percebeu como os gráficos são antigos. Se você não liga muito para os gráficos vai acabar gostando demais desse jogo(eu amei! :3).

Cada missão que você precisa cumprir sempre existem inúmeros jeitos de realiza-lá. As possibilidades são tantas que você quase não acredita que um jogo tão antigo poderia dar tanta liberdade para você agir e completar  como preferir. Por exemplo, existe um prédio a ser invadido: você pode escalar um prédio próximo e invadir pelo teto , ou você pode passar escondido pelas ruas próximas e destrancar as portas dos fundos, você pode entrar nos esgotos e invadir pelo subsolo ou quem sabe invadir pela porta da frente atirando em tudo? Ou seja, você decide como quer completar a missão, e ainda pode decidir se vai matar os oponentes ou não. Se for comparar nesse requisito Deus Ex com o jogo de RPG da atualidade como Mass Effect(ME), ME parece ser um jogo super engessado. XD

Os diálogos do jogo são poucos e não há muita opções de resposta, fazendo a comparação infame novamente,  nesse requisito  ME é muito mais rico. A possibilidade de mudar a história e os personagens que aparecem são boas mas não alteram muito o final, quando você chega ao final você pode terminar de 3 maneiras diferentes, mas é tudo decidido ali: no final.

Jogo excelente e vai ser ótimo proveito para aqueles que curtem jogos antigos, FPS e RPG. Se você já foi totalmente corrompido pelos gráficos HD, sua diversão pode estar um pouco comprometida, talvez seja melhor você experimentar novo Deux Ex que irá sair, se ele mantiver as mesmas qualidades que o primero será o jogo do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário