twitter
    Find out what I'm doing, Follow Me :)

sábado, 2 de abril de 2011

Jogos Originais para PC, vale a pena? Parte 5: Onde comprar jogos?

| Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5

100702112916Steam_Logo

Existem vários lugares que você pode comprar seu jogo original para computador, sem precisar sair de casa e sem esperar o carteiro entregar. O maior sucesso atual de vendas de jogos para PC é a venda digital, você paga para ter acesso ao download do seu jogo.  Vamos discutir um pouco sobre as vantagens e desvantagens desse novo método ao mesmo tempo que vamos apresentando as lojas.

Comprando mídia física

fullgames

Maneira convencional de comprar qualquer objeto na internet, você paga com algum cartão ou boleto e espera a mercadoria chegar. Você também pode comprar em bancas de jornais ou em lojas físicas.

Revista Full Games

Revista que sempre traz um jogo original onde preço está sempre por volta de R$ 17,00. No acervo contém jogos de sucesso como: Assassin`s Creed, Far Cry 2  e outros.

Lojas convencionais: Saraiva, Submarino, Datishop

Os preços variam bastante(mas não saindo da faixa mencionada no post anterior)  e muitas vezes são injustos. Injusto porque o preço do jogo muitas vezes está relacionado ao título, se o jogo é bastante procurado(mesmo que seja antigo) ele acaba saindo tão caro quanto um lançamento. Por outro lado isso pode ser vantajoso, você pode comprar um jogo muito legal mas não muito famoso por um preço inferior.

O jogo físico é legal por que você possui a caixinha, o DVD e muitas vezes acompanha um manual com artes. Esse tipo de material é interessante principalmente para colecionadores, mas para pessoas que possuem pouco espaço ou não querem ter uma estante cheia de jogos não é interessante.

Comprando mídia digital

logo_eastore_hi-res

O processo de compra é realizado pela internet e necessita necessariamente de algum cartão de crédito ou uma conta no PayPal. Após pago, você pode imediatamente efetuar o download do jogo.

Principais lojas: STEAM, Xiri, Games for Windows, EA Sore

Entre essas mencionadas, a pioneira, mais organizada e mais abrangente é loja STEAM da Valve.  Simplesmente eles tiveram a visão de um futuro onde a maioria das pessoas iriam preferir ter seus jogos guardados virtualmente na internet ao invés de  guardar em caixas. Eles estavam certos, a loja em 2010 teve um crescimento e lucro absurdos, ou seja, o futuro que eles imaginaram está acontecendo agora.

Pode parecer estranho para quem não está acostumado, vou explicar como funciona. Você cria uma conta de usuário  e todos jogos que você comprar ficará ligado a essa conta para sempre. Você faz o download do jogo e brinca. Que desinstalar o jogo mas sempre precisar fazer o download novamente? O STEAM por exemplo, permite você fazer um backup pra não precisar fazer um download novamente. Quer jogar novamente? É só instalar novamente! Comprou um micro novo e perdeu os bakcups? Não tem problema, só baixar novamente e instalar. Mas calma, isso não tem muita novidade, pois o jogos em mídias física possuem um número SERIAL onde permite você usar qualquer cópia do jogo. A novidade aqui é que a loja gerencia esses números ligando-os a sua conta e você nem fica sabendo que eles existem.

Outra grande vantagem da venda digital é que o custo é muito menor sobre a venda física, que necessariamente deveria impactar nos preços dos jogos comercializados. Infelizmente nem sempre isso é verdade,  pois muitos jogos em lançamento possuem o mesmo preço do jogo físico. Não sei exatamente o porque disso, mas dependendo da produtora, em poucos meses o jogo cai pela metade do preço. Na loja do STEAM por exemplo, em várias datas espalhadas pelo ano os preços dos jogos caem 33% a 75%. Essas datas sempre estão relacionadas a lançamento de novos jogos, feriados ou simplesmente vontade da produtora em vender mais barato. Esse tipo de promoção é raro ver em lojas físicas, mas no STEAM acontece no mínimo umas duas vezes por mês.

Outra característica interessante é a rede social que essas lojas criam, no STEAM por exemplo, você adiciona amigos, ver o que seus amigos estão jogando, criar seu perfil, ver suas estatísticas(por exemplo: tempo de jogo ou achievments conquistados), participar de comunidades, presentear amigos com jogos, pode conversar com eles enquanto joga (sem minimizar o jogo) e outras atividades.

Outra grande vantagem que o STEAM possui é após adquirir o jogo, se esse jogo tiver ou ganhar uma versão para MAC , você automaticamente irá ter essa versão também. Acredito que a ideia deles é compre uma vez e jogue em qualquer lugar que possua STEAM (isso me lembra JAVA).

Enfim

Eu gosto muito do STEAM! Muito mesmo! Pois lá é onde encontro quase todos os jogos para PC e onde o preço é quase sempre mais barato. Sem contar as ferramentas para backup e recursos de rede social que ele oferece. Outra vantagem importante do STEAM, mesmo que você compre o jogo em outra loja você pode adiciona-lo em sua biblioteca(claro, se tiver suporte).

Futuro perigoso

Jogos distribuídos por meios digitais não precisam de embalagem, não ocupam espaço, portanto são mais fáceis de distribuir e a maior parte do lucro vai para desenvolvedora. Diante dessa vantagem deveria permitir uma redução severa no preço para o consumidor, mas nos lançamentos isso não acontece. Atualmente existe um grave problema nesse modelo, não há nada desenvolvido nessas plataformas para você poder emprestar ou dar um jogo que você não quer mais. O pior é que não há interesse das produtoras em desenvolver ferramentas do tipo, pois aparentemente essas funcionalidades irão afetar diretamente seu grandioso lucro. Para agravar ainda mais o problema, estão querendo levar esse vinculo vitalício com o jogo para os consoles também.

Atualmente esse modelo negócio está crescendo, porém ainda existem problemas: preço que ainda está elevado e o consumidor que não possui controle total do produto adquirido, por outro lado permite maior lucro para as produtoras e portanto haverá ainda mais e mais investimentos nesse ramo. Observando outros segmentos como  App Sore, Android Market  e Itunes, observa-se que esse é (infelizmente ou felizmente) o futuro do comércio das mídias digitais.

3 comentários:

  1. Caramba!
    Li todas as partes, palavra por palavra.
    Entrei no site oficial da STEAM e pesquisei aos montes sobre, e quer saber?

    AMEI!
    Cansei de jogos piratas, eles sempre existiram em minha vida, mas sempre que compro um original, parece que o jogo fica até mais especial.
    Haha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :D Que bom que consegui te inspirar a jogar jogos originais! :D Também amei ter minha biblioteca do steam com todas suas facilidades!

      Fico feliz em saber que você gostou! Abraços!

      Excluir
  2. No Natal de 2013 tinha uns jogos da Steam com preço MUITO bom e ae comprei uns 6 jogos e mais no Origin, apesar que eles nem chegam aos pés da Steam. Deste então compro original, é como você falou a experiencia e bem melhor a gente não se incomoda com bug tem constante atualização. MAs... mesmo assim quando tem jogo muito caro 100 reais ou mais baixo por torrent.

    ResponderExcluir