twitter
    Find out what I'm doing, Follow Me :)

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Jogos originais para PC, vale a pena? Parte 2: Jogos de PC Piratas

| Parte 1 | Parte 2 | Parte 3Parte 4 | Parte 5 |

pirata

Aquisição

Com o aumento da popularização da banda larga no Brasil, os jogadores que antes era precisavam comprar de algum vendedor ambulante agora podem ser baixar facilmente de graça da internet.

Instalação

Sim, o download é fácil mas instalar para poder jogar acaba sendo complicado para muitos usuários. O motivo disso é porque o jogo de computador pirateado necessita que alguns arquivos sejam substituídos(CRACK) e ainda usar alguma serial válida.

A  busca por arquivos de crack e serial, quando não estão incluídos no pacote que veio no download, é árdua. Pois eles devem ser da mesma versão e as vezes do mesmo idioma do jogo, e ainda, algumas seriais são geradas por programas. Esses programas, e também os arquivos de CRACK,  muitas vezes são acusados pelos anti-vírus  de possuir código malicioso. Todos esses empecilhos frustram aqueles sem sorte que querem jogar um jogo pirata.

Jogando

Após a instalação resolvida é hora de jogar! Porém o jogo  pode não funcionar do jeito que você esperava ou pior, travamentos podem surgir no meio ou ainda no final  jogo. Nesse caso você deve fazer uma árdua busca de como resolver ou procurar outro local da internet que disponibilize outros arquivos do jogo.

Quando esses erros inesperados surgem, pode ser ainda problema do jogo original mesmo. A empresa responsável pelo jogo normalmente lança versões novas gratuitas(para aqueles que possuem o original) que corrige os erros. Porém ao instalar essa versão no pirata deve se realizar uma nova busca para um crack correspondente a essa versão.

Se o jogo possuir opção de jogar em grupo  (multplayer) online é calcanhar de Aquiles para aqueles usam pirata.  Qualquer jogo moderno que possui multplayer online é necessário um cadastro na empresa responsável, desse modo é possível fazer uma validação mais segura sobre a autenticidade do jogo. Dessa maneira é possível invalidar as contas daqueles que possuem jogos piratas ou que fazem trapaças. Na insistência de usar o pirata tem aqueles que conseguem construir um servidor pirata para o jogo, porém é necessário que o jogador altere alguns arquivos para que seu jogo se conecte nesse servidor. O maior problema desses servidores piratas é que a experiência é muito fraca se comparada ao original, há muitos erros, muitos jogadores que fazem trapaças, suporte fraco, perda de dados, quedas do servidor, pouca capacidade e etc.

Jogos um pouco mais antigos possuem opção de jogar multplayer em LAN. Para jogar online nesse modo os jogadores buscam softwares que criam  redes locais virtuais, como por exemplo o HAMACHI. Porém nem tudo são flores, as vezes computadores na rede não se comunicam, para resolver o problema é necessário  liberar portas do roteador, desativar firewall e ainda pode acontecer de nada disso resolver. Sem contar a perca de tempo de pedir pro amigos instalarem o HAMACHI e configurarem as portas do computador, esse processo pode demorar horas as vezes.

Conclusão

Apesar de gratuito ou muito mais barato que o original, o jogo pirata requer muitas vezes que o jogador seja um usuário mais avançado, sempre requer mais trabalho para instalar, atualizar e jogar do que o original. Pode causar com certa frequência frustração por mau funcionamento e a experiência multplayer sempre será inferior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário