twitter
    Find out what I'm doing, Follow Me :)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Jogos originais para PC, vale a pena? Parte 1: O início do hábito de usar pirata

| Parte 1 | Parte 2 | Parte 3 | Parte 4 | Parte 5 |

O mundo do jogos eletrônicos desde seu início excluía os menos privilegiados de dinheiro. Me lembro da minha época do “Nintendinho” e “Super Nintendo” , nunca fui capaz de comprar um jogo além daqueles que vieram junto com a compra do console. Porém haviam soluções para os mais pobres que era a locação de jogos, o preço era muito inferior e poderia experimenta-lo até o prazo da devolução. Outra solução era os amigos comprarem jogos diferentes um dos outros, pois assim poderiam praticar o ato de emprestar.

Assim seguiu minha vida até adquirir o Playstation, meus hábitos continuaram os mesmo até um dia que o dono da locadora me ofereceu jogos pelo mesmo preço que os alugava. Aceitei todo feliz sem perceber que tinha comprado um jogo “super pirata”, o jogo funcionou e voltei mais vezes para comprar esses jogos baratos. Em pouco tempo caiu a ficha, os discos originais do Playstation eram azuis, os piratas eram prateados, mas já era tarde demais, passei ter hábito de comprar jogos piratas.

Nunca fiquei muito satisfeito em possuir jogos piratas pois a qualidade do disco era péssima, causava muita frustação quando estava perto do final do jogo e o disco infeliz parava de funcionar. Por outro lado me lembro muito bem que o disco original que veio com o vídeo game tinha tanto danos e mesmo assim funcionava perfeitamente. A diferença da qualidade era gritante, mas a diferença do preço também era. No lugar de um jogo original você poderia comprar 20 piratas, foi questão de tempo para  não haver mais lugar algum nas redondezas que vendiam ou alugavam jogos originais, a pirataria dominou.

Essa deve ser a história de muitos como eu, que até então possuíam o hábito de sempre possuir o original, entretanto com a facilidade de cópia do mundo moderno passou a possuir o pirata. Hoje nem é mais necessário comprar de um vendedor ambulante, basta fazer download gratuitos por ai para conseguir sua cópia.

A maior desculpa de todos aqueles que possuem esse hábito é que o preço do original é um absurdo e fora do contexto da sua realidade. Usei muito essa desculpa também, até que comecei a me frustrar  com os jogos baixados da internet , por isso decidi buscar alternativas de adquirir jogos originais baratos.

Percebi que o “barato” depende muito, um jogo de R$100 pode ser barato e um de R$30 pode sair caro,  percebe-se que é necessário associar o valor do jogo pelas horas de diversão adquirida. Essa análise é feita especialmente para o jogos de PC, pois esses jogos são possíveis adquirir facilmente por um preço bastante justo(vocês verão nos próximos posts). Jogos de consoles, pelo menos aqui no Brasil, estão muito longe ser justos. Por isso existe um projeto chamado Jogo Justo realizado por Moacyr Alves Jr,  acessem o site[clique aqui] e vejam como é importante esse projeto para os consumidores brasileiros.

Dizer que o cidadão que adquiri a cópia não oficial está cometendo um crime nunca me convenceu a deixar de busca-las .Acredito que não convence ninguém mais, queremos saber as vantagens de obter uma cópia oficial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário